O navio cargueiro Ever Given teria recebido uma ajuda especial para ser retirado do Canal de Suez, onde ficou encalhado por seis dias. A Fundação Cacique Cobra Coral afirma ter sido chamada por uma seguradora internacional para ajudar no desencalhe do navio.
A Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC), entidade que se classifica como esotérico-cientifica e que controla o clima, andava sumida. A última notícia que se teve deles foi durante a posse do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). A entidade afirmou ter sido contratada na época por um admirador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para afastar as chuvas previstas para a posse.
“Apesar de o dia ter amanhecido chuvoso, começou a melhorar após as 13h e foi abrindo. Por onde o presidente e a comitiva passavam, o tempo ia abrindo e permaneceu firme”, disse na ocasião Osmar Santos, presidente da FCCC.
Já o navio cargueiro Ever Given foi desencalhado nesta segunda-feira (29) do Canal de Suez, no Egito, segundo informou a Autoridade do Canal (SCA) à agência AFP. O navio de 400 metros de comprimento ficou preso no local por seis dias, bloqueando a rota entre a Europa e a Ásia.
“O almirante Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez, proclamou a retomada do tráfego de navegação no canal”, anunciou a autoridade em comunicado.
O navio conseguiu ser desencalhado do local após agentes de resgate da SCA e uma equipe da empresa holandesa Smit Salvage realizarem dragagens e escavações durante o final de semana. O desencalhe foi comemorado com buzinaços dos barcos ao redor.
Ao menos 369 embarcações esperam para passar pelo canal, incluindo dezenas de navios de contêineres, cargueiros de petróleo e de gás natural.
Com informações da coluna de Mônica Bergamo