"Ilegal do início ao fim", diz criminalista sobre prisão de jovem de Uberlândia por tuíte contra Bolsonaro

Polícia invocou lei da ditadura para prender rapaz que fez postagem sobre viagem de Bolsonaro à cidade; "O arbítrio se instalou", afirma o advogado Augusto de Arruda Botelho

O advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho (Foto: Reprodução)
Escrito en BRASIL el

A prisão em flagrante do rapaz de 24 anos em Uberlândia (MG), nesta quinta-feira (4), vem ganhando forte repercussão nas redes sociais. João Reginaldo da Silva Júnior fez referência a ida de Jair Bolsonaro à cidade e acabou preso por causa de um tuíte.

Segundo o advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho, que leu o auto da prisão do jovem, a detenção foi ilegal.

"Pronto, li o auto de prisão em flagrante do rapaz que fez um tuíte sobre o Presidente. Ilegal do início ao fim", escreveu Botelho.

"É, meus caros, o arbítrio se instalou", constatou, ainda, o criminalista.

https://twitter.com/augustodeAB/status/1367602231722340354

Entenda

Um jovem de 24 anos foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira (4), em Uberlândia (MG), por conta de um tuíte, segundo ele em tom de piada, contra o presidente Jair Bolsonaro.

O serviço de inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais considerou a postagem de João Reginaldo da Silva Júnior uma incitação à prática de crime contra a segurança nacional. Tal crime está descrito na Lei de Segurança Nacional (LSN), mecanismo criado na ditadura militar para punir opositores ao regime.

“Gente, Bolsonaro em Udia [Uberlândia] amanhã… Alguém fecha virar herói nacional?”, escreveu o jovem, que chegou a ser respondido por outros internautas que agora estão na mira da Polícia Federal.

Segundo o portal G1, que teve acesso ao boletim de ocorrência, Silva foi preso na residência em que mora com os pais encaminhado até a Delegacia da Polícia Federal em Uberlândia. Ele teve a prisão ratificada pelo delegado e, na sequência, foi conduzido para o Presídio Uberlândia 1.

“Propaganda e incitação à prática de crimes contra a integridade física e a vida do Exmo. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro com promessas de que tais ameaças se concretizariam durante a sua passagem nesta cidade de Uberlândia na data de hoje”, afirma o serviço de inteligência da PM sobre a postagem do jovem.

À PF, Silva confirmou ser o autor da postagem, mas afirmou que ela se deu em contexto de humor, e que sequer conhece as pessoas que a responderam.

Os pais do jovem aguardam sua liberação e orientação dos advogados para falarem sobre o caso.

Confira, abaixo, a íntegra do auto de prisão em flagrante do rapaz.

Reprodução