Internado desde dezembro, prefeito de Vitória da Conquista (BA) morre de Covid-19

Herzem Gusmão (MDB) sequer chegou a assumir seu segundo mandato como prefeito da cidade, já que em janeiro, quando deveria tomar posse, já estava internado

Reprodução
Escrito en BRASIL el

O prefeito de Vitória da Conquista (BA), Herzem Gusmão (MDB), morreu em decorrência da Covid-19 nesta quinta-feira (18). O emedebista, que foi reeleito para seu segundo mandato em outubro de 2020, derrotando o petista Zé Raimundo, estava com 72 anos.

Ele foi diagnosticado com a doença em dezembro do ano passado e estava internado desde então. No dia 26 de dezembro, Gusmão foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde permaneceu até vir a falecer.

Em janeiro, o prefeito chegou a apresentar melhora e deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seu quadro de saúde se agravou e ele teve que voltar à condição de cuidados intensivos.

Por conta de sua internação, Gusmão não chegou a participar da cerimônia de posse em 1º de janeiro e foi representado, na ocasião, pela sua vice Sheila Lemos (DEM), que agora assumirá o comando do Executivo municipal de Vitória da Conquista.

A morte do emedebista foi confirmada pela secretaria de Comunicação da prefeitura através das redes sociais. "É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês. Informações do velório serão passadas pela Secretaria de Comunicação, SECOM. A família agradece todas as orações pela vida de Herzem", diz a nota.

Gusmão deixa mulher, três filhos e um neto.

Pelas redes sociais, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), prestou condolências. "A pandemia continua fazendo vítimas. Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, uma das grandes cidades do nosso Estado. Na política, atuamos em campos opostos, mas procurando sempre cumprir a nossa missão. Minha solidariedade aos familiares e amigos do prefeito Herzem Gusmão. Que Deus os conforte neste momento de dor", escreveu o petista.