Fiscais da Vigilância Sanitária de Bragança Paulista (SP) registraram boletim de ocorrência, nesta terça-feira (16), contra um casal que, ao ser abordado por estar desrespeitando os protocolos contra o contágio da Covid-19, tentou dar "carteirada" e agrediu um dos agentes. Fórum teve acesso ao registro policial.
Os fiscais estavam em serviço quando se depararam com um grupo de 6 pessoas aglomeradas sem máscara no Lago do Taboão. O decreto do governo estadual que instituiu a Fase Emergencial do Plano São Paulo proíbe esse tipo de reunião, ainda mais sem o uso de máscaras, e tem por intuito frear o avanço da pandemia.
Os agentes da prefeitura, então, orientaram o grupo a se dispersar e colocar máscara. Uma das pessoas, Flavia Leutwyler, no entanto, não aceitou e começou a atacar os fiscais com ofensas. "Fiz imunologia na Alemanha em alemão! Eu sou médica e não uso máscara!", disparou, perguntando ainda qual formação de um dos fiscais, que respondeu ser formado em Direito.
"O que tem a ver com saúde? Tenho 72 anos e não aceito ordem de molecada! Eu tenho 72 anos e não aceito ordem de ninguém, nem do prefeito que tá morrendo. E vão cuidar da vida de vocês", disse ainda.
Segundo nota oficial da prefeitura de Bragança Paulista, Flavia ainda tentou intimidar os agentes dizendo que tem "influência na polícia". Além disso, seu marido, Hans Leutwyler, agrediu um dos fiscais com um soco no braço ao perceber que estava sendo filmado.
"A Administração repudia veementemente qualquer ato que atente contra o funcionalismo público de forma desrespeitosa no exercício de sua função e preza para que os munícipes tenham sempre um atendimento adequado, de qualidade e com respeito", diz a nota da gestão municipal.
Nas redes sociais, a suposta médica Flavia Leutwyler exibe fotos e publicações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, maior crítico das medidas de isolamento social e uso de máscaras.
Ao site Jornal Em Pauta, a bolsonarista afirmou que "as pessoas que fazem essa fiscalização, não tem qualquer envolvimento com saúde, apenas estão trabalhando na Prefeitura sem qualquer capacitação para tal, eu como cidadã livre, pagante de impostos, não aceito comando dos mesmos".
“Éramos quatro, dois casais. Meu marido de 72 anos jamais daria um soco num sujeito de quase 2 metros de altura. O que ele fez foi com as mãos, tentar impedir o rapaz de me filmar", disse ainda.
Confira, abaixo, o vídeo que mostra a tentativa de "carteirada" a agressão aos fiscais.
Confira, abaixo, a nota da prefeitura de Bragança Paulista sobre o caso.
FISCAL DA VISA ABRE BOLETIM DE OCORRÊNCIA CONTRA MUNÍCIPES
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Sanitária, esteve na manhã desta terça-feira (16/03), nas dependências da Delegacia de Bragança Paulista para prestar queixa contra um casal que descumpria a Fase Emergencial do Plano São Paulo.
Na ocasião, os fiscais estavam em serviço no Lago do Taboão quando visualizaram 6 pessoas reunidas na orla conversando e sem o uso de máscara, sendo orientados a se dispersarem e a usarem máscara.
Ao serem abordadas, uma das pessoas começou a indagar irritadamente se os fiscais sabiam quem ela era, além de mencionar que nenhum fiscal havia feito faculdade de medicina, sendo ela graduada na área com diversos cursos no exterior e entenderia mais do que os mesmos.
A senhora ainda fez ameaças informando que tem influências na Polícia e que isso não daria em nada, bem como proferiu ofensas os chamando de ratos da administração e reafirmou que não iria usar máscara. Da mesma forma, o marido, ao perceber que o motorista dos fiscais estava filmando pediu para cessar a gravação e desferiu um soco, que o acertou no braço.
A Administração repudia veementemente qualquer ato que atente contra o funcionalismo público de forma desrespeitosa no exercício de sua função e preza para que os munícipes tenham sempre um atendimento adequado, de qualidade e com respeito.