Entidades recorrem contra construção de dois empreendimentos em área tombada do Bixiga

Coletivo Salve Saracura e Rede Social da Bela Vista tentam reverter decisão do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de São Paulo

O Bixiga vem sofrendo com a tentativa de construir em áreas tombadas - Foto: Jennifer Glass/Teatro Oficina
Escrito en BRASIL el

A medida que autorizou a construção de dois empreendimentos em área tombada localizada no bairro do Bixiga, em São Paulo, provocou reações.

O Coletivo Salve Saracura e a Rede Social da Bela Vista resolveram ingressar com recurso contra decisão do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico (Conpresp), de acordo com informações do blog Direto da Fonte, de Sonia Racy, em O Estado de S. Paulo.

“Há entendimento histórico de que a paisagem do Bixiga – essencialmente horizontal – é tombada. Um dos empreendimentos, aliás, está localizado em uma das poucas áreas verdes do bairro, perto de nascente do rio Saracura”, revela o arquiteto Augusto Aneas, integrante do coletivo, em entrevista ao blog.

Debate

O tema polêmico foi debatido em assembleia virtual no Fórum Social Mundial, na última semana. Participaram, entre outros, Zé Celso Martinez Corrêa, Raquel Rolnik e Carmen Silva.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar