Desde que o pesadelo da pandemia da Covid-19 começou, em março de 2020 e com números mais robustos no mês seguinte, em abril, este é o momento que o estado de São Paulo registra a menor quantidade de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva por causa da doença: 982.
Maior população entre todas as unidades federativas do Brasil, com 44 milhões de pessoas, no auge das contaminações, São Paulo chegou a ter mais de 13 mil doentes internados em leitos de tratamento intensivo ao mesmo tempo por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave provocada pelo coronavírus Sars-Cov-2.
Em números absolutos, somando as internações com quadros menos graves e as UTIs, São Paulo tem neste momento 2.150 pacientes em hospitais por causa da Covid-19. Esse número, em abril deste ano, chegou a mais de 31 mil. O que também é motivo de comemoração são os níveis de ocupação nas unidades de Saúde, atualmente em 21,5%, um grande alívio se comparado ao pior momento do surto, quando esse índice chegou a 92,3%.
São Paulo foi o primeiro lugar do país a aplicar uma dose de imunizante contra a Covid-19, ainda em 17 de janeiro deste ano. Atualmente, 77% de todas as faixas etárias da população já receberam as duas doses da vacina em terras paulistas, um número superior à média nacional, que é de 64%.