Um vídeo gravado por um morador de Maringá, no norte do Paraná, viralizou nas redes sociais, nesta terça-feira (21). As imagens mostram um motorista visivelmente descontrolado atacando coletores de lixo, aparentemente pela velocidade empregada pelo caminhão onde estavam os trabalhadores.
Um morador que filmava a ação violenta do motorista saiu em defesa dos coletores e acabou sendo ameaçado pelo homem, que recolheu uma pedra do chão, depois que ele percebeu que estava sendo filmado.
De acordo com informações de testemunhas, os servidores da prefeitura estavam trabalhando no momento em que o motorista, irritado, desceu do veículo e passou a atacar os trabalhadores.
O motorista do caminhão pediu para a pessoa que filmava enviar as imagens para que fosse possível entrar com um processo contra o motorista.
A polícia local divulgou que está levantando todas as informações a respeito do caso para se pronunciar. A Secretaria de Limpeza Urbana de Maringá, por sua vez, abriu um procedimento administrativo e vai enviar a documentação para a Procuradoria-Geral do Município para as medidas legais.
Assista:
Presidente do Fórum Nacional de Resíduos Sólidos se solidariza com trabalhadores
O presidente do Fórum Nacional de Resíduos Sólidos, Sidnei Aranha, divulgou uma nota de solidariedade aos coletores de lixo. Ele também é secretário de Meio Ambiente de Guarujá, no litoral paulista. Veja a íntegra:
"Gostaríamos de externar a nossa mais sincera solidariedade aos coletores de resíduos da cidade de Maringá, que, no exercício da função, foram sumariamente atacados por um cidadão em total estado de descontrole. Foi um visível ataque de fúria, somente porque o caminhão da limpeza atrapalhava a sua passagem. Infelizmente, vivemos tempos sombrios, no qual o ódio que antes era latente agora vem à tona sistematicamente. Se almejamos um futuro melhor, um meio ambiente propício, sem impurezas, é hora de começarmos por nós mesmos, descartando corretamente os nossos sentimentos negativos, a nossa agressividade, arrogância e prepotência. Aos jovens rapazes trabalhadores parabenizamos por terem mantido o cerne. Que os fatos sejam devidamente apurados e que o cidadão seja repreendido nas condições previstas, esperando que a consciência sobre seus atos danosos, um dia, chegue e o faça refletir e evoluir. A humanidade comovida agradecerá". (Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos).