Diferentes aeroportos brasileiros registraram, na noite desta sexta-feira (18), tumulto, aglomerações e protestos de passageiros que tiveram seus voos cancelados após a suspensão das atividades da ITA, companhia aérea da empresa Itapemirim.
A aérea, por meio de nota divulgada na própria noite de sexta, anunciou que suspendeu todas as suas operações no país, por tempo indeterminado, por conta de uma “reestruturação interna”.
Clientes foram pegos de surpresa, perderam seus voos e, sem maiores explicações da empresa, relataram caos em aeroportos. Nas redes sociais, muitos expressaram indignação e cobram da ITA uma solução em meio às viagens marcadas justamente na semana que antecede as festas de final de ano.
"CALOTE da Itapemirim que cancelou todos os voos em cima da hora! Eu moro a 300km do aeroporto e agora @oficial_Anac ?? Quem vai pagar minhas férias e passagens que ja passaram de R$10k para SSA?", questionou através do Twitter, por exemplo, o usuário @nilcemar.
A Itapemirim, que iniciou suas operações no Brasil em julho deste ano, enfrenta problemas financeiros e há relatos de falta de pagamentos por parte de funcionários e fornecedores. Segundo o Portal AEROFLAP, a Orbital, empresa que presta serviços de solos para a ITA, paralisou as atividades alegando falta de pagamento, e este seria o motivo provável da suspensão dos voos.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou a companhia aérea "deve comunicar a todos os passageiros sobre cancelamento de voos, reacomodações e garantir atendimento integral", além de garantir reembolso aos clientes.
Já a ITA, em nota, disse que trabalha para retomar os voos "em breve" e orientou os clientes com passagens compradas para os próximos dias a entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br.