A empresa aérea brasileira ITA, do grupo Itapemirim, anunciou na noite desta sexta-feira (17) que suspendeu todas as suas operações no país. O serviço rodoviário segue funcionando normalmente.
Segundo a companhia, a suspensão de todos os voos, por tempo indeterminado, se deve a uma "reestruturação interna".
"A ITA lamenta os transtornos causados e afirma que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da Anac. A companhia orienta os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br", diz nota da companhia.
A Itapemirim, que iniciou suas operações no Brasil em julho deste ano, enfrenta problemas financeiros e há relatos de falta de pagamentos por parte de funcionários e fornecedores. Segundo o Portal AEROFLAP, a Orbital, empresa que presta serviços de solos para a ITA, paralisou as atividades alegando falta de pagamento, e este seria o motivo provável da suspensão dos voos.
Já há, inclusive, registros de caos em aeroportos por conta da suspensão das operações.
Confira abaixo a íntegra da nota da ITA
"O Grupo Itapemirim informa que, por iniciativa própria, suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a ITA, no início da noite desta sexta-feira (17) para uma reestruturação interna. A decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já foi informada da decisão. A ITA lamenta os transtornos causados e afirma que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da Anac. A companhia orienta os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A companhia irá dedicar o máximo esforço para, em breve, retomar seus voos"