Bombeiros fecham boate de Erechim (RS) por usar fogos na mesma noite do veredito da Kiss

Proprietária confirmou o ocorrido, mas alegou não saber que o artefato pirotécnico era inflamável. MP descobriu em vistoria que extintores estavam vencidos

Imagem: Trecho do vídeo encaminhado como denúncia ao MPRS (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul interditou uma boate da cidade de Erechim por ter realizado uma apresentação musical com uso de fogos de artifício na última sexta (10), mesmo dia em se encerrou o julgamento dos réus da tragédia da boate Kiss, ocorrido em Santa Maria (RS), e que deixou 242 mortos e 636 feridos.

A interdição ocorreu após o Ministério Público gaúcho receber uma denúncia anônima, por e-mail, com um vídeo mostrando as faíscas de uma espécie de sinalizador utilizado no interior do Santa Fé Music Bar por um músico, que se move com o artefato. Os promotores foram até o local fazer uma vistoria e depois determinaram aos bombeiros que averiguassem o lugar.

Na vistoria dos bombeiros foi descoberto que os extintores de incêndio do estabelecimento também estavam vencidos e as que as luzes de emergência da balada funcionavam apenas parcialmente. Outra irregularidade da casa noturna, de acordo com os militares, eram funcionários que trabalhavam no bar noturno sem treinamento para incêndios e situações emergenciais.

A proprietária da boate, em entrevista à rede de TV RBS, admitiu o uso dos fogos de artifício no empreendimento, mas alegou não ter conhecimento de que o artefato fosse inflamável, ou que poderia fazer algo pegar fogo. Ela garantiu à reportagem da emissora gaúcha que o DJ que se apresenta no local tem treinamento específico para incêndio e que decidiu, a partir de agora, por proibir qualquer tipo apresentação com uso desses artigos.

Ao Corpo de Bombeiros foi solicitada uma nova vistoria para que se comprove que todos os itens notificados já estão regularizados, para que a boate possa voltar a funcionar dentro da legalidade.