A apresentadora bolsonarista Antonia Fontenelle foi condenada por crime de injúria contra o youtuber Felipe Neto. A decisão foi tomada pelo 9º Juizado Especial Criminal, da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde ela responde a três processos movidos por Felipe.
O youtuber comemorou nas redes sócias: “Grande dia. É a 1ª condenação criminal nos processos que abrimos contra esta senhora bolsonarista. As coisas que ela disse, associações da minha imagem com pedofilia e uso de drogas, são imperdoáveis. Demos a chance de provar na justiça, mas ela não conseguiu. Agora vamos aos outros”, postou.
A primeira ação, ganha pelo youtuber, foi em relação a uma publicação na qual Antonia chama Felipe de “câncer da internet” e “canalha”.
Na decisão, a juíza do caso a condenou, criminalmente, ao pagamento de uma multa no valor de cerca de R$ 63 mil reais, além das custas do processo, dinheiro que será encaminhado ao fundo penitenciário, de acordo com informações do Metrópoles.
Vídeo editado
Em 2020, a bolsonarista compartilhou em suas redes um vídeo antigo e editado do youtuber para dizer que ele queria ensinar menores de idade a se cadastrar no YouTube com datas de nascimento falsas e, com isso, ter acesso a conteúdos para maiores de 18 anos.
“Esse câncer da internet adora chamar os outros de fascista, eu convido aqui os pais desse país pra uma reflexão sobre esse vídeo. E não adianta justificar que não é de hoje, o conselho foi dado e com certeza foi seguido”, escreveu ela.
“Eu entendi que ele ensina menores de idade a criar um canal no YouTube adulterando sua idade e a partir daí ter acesso a qualquer conteúdo. Assim como aconselhou seus seguidores pré-adolescentes e adolescentes irem na deep web denunciar conteúdos de pedofilia, porque ele não se dirige ao Ministério Público?”, questionou.
A assessoria do youtuber disse que Antonia tirou o vídeo de contexto e que, no vídeo original, Felipe estaria alertando “para um problema no YouTube que estava impedindo as pessoas de acessarem seu conteúdo. Tal vídeo já foi analisado pelo Ministério Público, que concluiu não haver qualquer motivo para denúncia e arquivou o inquérito”.
Antecedentes
Antonia Fontenelle coleciona uma lista imensa de manifestações de racismo, xenofobia e LGBTfobia. Ela já atingiu com ofensas o ex-jogador Roberto Carlos, a ex-BBB Juliette, a atriz Giselle Itié, Xuxa, além do próprio Felipe Neto.