A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) inaugurou nesta sexta-feira (15) o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A unidade vai funcionar com cerca de 50 leitos priorizando tanto o tratamento da Covid-19 quanto das sequelas causadas pela doença.
Segundo a universidade, a previsão é disponibilizar 20 vagas em Unidades de Tratamento Intensiva (UTIs) e as demais para a reabilitação pós-covid. A ação faz parte do projeto de interiorização da Uerj para garantir a presença da instituição nas diversas regiões fluminenses.
"Com o hospital, haverá acesso ao atendimento público de qualidade e gratuito, além de infraestrutura adequada para pesquisas na área da saúde, pressuposto para a instalação de uma Faculdade de Medicina no município, que vai funcionar no prédio ao lado. Nossa missão é unir o pensamento científico, a ciência, a tecnologia e a inovação", afirmou o reitor Ricardo Lodi.
O hospital, anteriormente incorporado à rede privada, estava fechado desde dezembro de 2020. Uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro possibilitou a reabertura do estabelecimento. “Essa unidade hospitalar pertencia à rede de Faculdades Unilagos, chegou a ser gerida pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio durante um período, e, agora será administrada por nós, por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que terá a duração de um ano”, afirma o pró-reitor de Saúde da Uerj, Denizar Vianna.
Conforme plano de trabalho aprovado pela SES, a universidade pôde comprar equipamentos e insumos, como também contratar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, administradores, técnicos, entre outros profissionais.
A ideia é criar um sistema integrado com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe).