As nuvens de poeira que assustam o Brasil desta vez engoliram a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, fazendo tudo escurecer em plena tarde desta sexta-feira (15). A massa avermelhada tomou cidades da região e foi seguida por um violento vendaval e por fortes chuvas, que provocaram acidentes de trânsito e o destelhamento de vários imóveis.
Por volta das 15h (14h no horário de Brasília), moradores da cidade registram imagens impressionantes da aproximação da imensa nuvem de poeira, que deixou todo o horizonte em tom ocre. Quando atingiu o perímetro urbano, a visibilidade ficou prejudicada e os ventos causam pânico em quem estava nas ruas.
Segundo meteorologistas, a ventania que varreu telhados, semáforos e fiações, além de derrubar mais de 50 árvores, ultrapassou os 90km/h. Bombeiros, forças de segurança e a Defesa Civil foram acionados em inúmeras localidades dos municípios da Região Metropolitana de Campo Grande para atender a ocorrências.
Em Dourados, no sul do estado, a poeira também tomou a paisagem, assim como a chuva e os fortes ventos, ainda que por lá eles tenham chegado com menos intensidade, com 45km/h. No município a escuridão chegou mais cedo que na capital, por volta das 12h30.
Veja vídeos e fotos: