Testagem de Covid-19 em Araraquara (SP), governada pelo PT, é o dobro do país

Enquanto a cidade do interior paulista tem um índice de 25.447 testes por 100 mil habitantes, a média do país é de 13.403 testes por 100 mil habitantes

Foto: Prefeitura de Araraquara/Divulgação
Escrito en BRASIL el

A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, vem se destacando desde o início da pandemia por ser um dos municípios do país que mais tem conseguido atenuar os danos causados pela crise sanitária.

Governada por Edinho Silva (PT), a cidade mantém, atualmente, um índice de testagem de Covid-19 que é praticamente o dobro do restante do país. Enquanto Araraquara tem um índice de 25.447 testes por 100 mil habitantes, a média do país é de 13.403 testes por 100 mil habitantes.

Esse índice é maior não só que a média do Brasil, mas também que a média de países que se tornaram referência no combate à pandemia, como a Coreia do Sul, cuja testagem está em 10.021 para 100 mil habitantes.

“A testagem ampla permite que o diagnóstico seja feito mais rapidamente e a disseminação do vírus seja combatida de forma mais eficaz, com o isolamento e o acompanhamento de todos os pacientes que foram positivados. Nossas parcerias com a Unesp e a Uniara estão sendo fundamentais na luta contra a pandemia”, disse a secretária de Saúde da cidade, Eliana Honain.

Os efeitos da testagem em massa surtiram efeito. O município tem hoje uma das menores taxas de letalidade de Covid-19 do país: 1,06%. A média da letalidade nacional é de 2,46%.

Desde o início da pandemia, Araraquara contabilizou 9.641 casos confirmados de Covid-19 e 101 mortes em decorrência da doença.

O município ainda aguarda para receber as doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, para iniciar sua campanha de imunização.