Duas aeronaves C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) vão transportar pacientes e equipes de saúde de Manaus para outros estados do país. Os primeiros embarques ocorreram na manhã desta sexta-feira (15).
Leia também: “Nova cepa do coronavírus é a explicação mais plausível”, diz cientista da Fiocruz sobre colapso em Manaus
Segundo informações do Ministério da Defesa, as viagens têm como destino capitais do Nordeste, como São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN) e João Pessoa (PB). Além destas, Brasília (DF) e Goiânia (GO) também receberão pacientes.
O objetivo da operação é reduzir o colapso na saúde do Amazonas, que registrou um crescimento de 183% nas mortes por Covid-19 nos últimos 7 dias.
Segundo o ex-prefeito da capital amazonense, Arthur Virgílio (PSDB), ao menos 28 pessoas morreram por falta de oxigênio no Pronto-Socorro 28 de Agosto na quinta.
Além do transporte de pacientes, a FAB também levou uma carga de 386 cilindros de oxigênio do Aeroporto Internacional de Guarulhos para Manaus na madrugada desta sexta.
A operação ocorreu logo após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmar que o governo não tinha transporte para enviar os cilindros por conta.