O percentual de famílias endividadas (com atraso ou não) e inadimplentes (com contas em atraso) atingiu 67,5% em agosto, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (3) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice ficou acima dos 67,4% de julho deste ano e dos 64,8% de agosto do ano passado.
As famílias que não terão condições de pagar suas contas chegaram a 12,1%, acima de julho (12%) e de agosto do ano passado (9,5%).
Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, as famílias com maior renda têm aumentado a poupança em detrimento do consumo, principalmente de serviços, mas as famílias com renda mais baixa têm tido mais necessidade de crédito.
De acordo com a CNC, embora estejam mais endividadas, as famílias reduziram a parcela média da renda comprometida com dívidas em agosto. Entre as famílias endividadas, 21,4% afirmaram ter mais da metade da renda mensal comprometida com o pagamento destas dívidas, a terceira queda consecutiva depois de ter atingido 22,4% em abril.
Com informações da Agência Brasil