O jornalista Rodrigo Bocardi, apresentador do "Bom Dia São Paulo", da TV Globo, questionou o presidente do Sindicato dos Metroviários de SP, Altino de Melo Prazeres Júnior, na edição desta terça-feira (28), sobre a legitimidade da greve da categoria em meio à pandemia.
"Como o sindicato enxerga uma greve, em meio à pandemia, de um serviço essencial que transporta milhões de pessoas que tiveram redução de seu salário, que estão em busca de emprego? Vocês acham razoável uma paralisação no meio de uma pandemia?", questionou o apresentador.
Em resposta, o metroviário disse achar a paralisação justa e criticou a notícia de que o patrimônio de 42 bilionários brasileiros cresceu 34 bilhões de dólares durante a pandemia, enquanto trabalhadores sofrem com os impactos econômicos da doença.
"É justo os mais ricos, os bilionários desse país, ficarem mais ricos na pandemia? Tá errado. A luta dos metroviários foi para resistir, para que a gente mantenha o nosso nível de vida. A pergunta é: por que os bilionários ficam mais ricos e os trabalhadores têm que pagar o custo desta crise que eles mesmos criaram?", respondeu o presidente do sindicato.
O Sindicato da categoria decidiu suspender a greve que começaria na madrugada desta terça-feira. Os metroviários protestavam contra o fim de um acordo coletivo que previa adicional noturno de 50% e hora extra paga em 100%, entre outras garantias.