#SomosTodosCasagrande: internautas lançam hashtag para defender comentarista de ataques de bolsonaristas

O ex-jogador, um dos símbolos da Democracia Corinthiana, vinha sendo criticado por ter dito estar “feliz” com a volta do Campeonato Paulista (sem público) depois de ter repudiado a volta do Campeonato Carioca (com público)

Banner de apoio a Casagrande (foto: reprodução)
Escrito en BRASIL el

As redes bolsonaristas parecem ter escolhido o comentarista e ex-futebolista Walter Casagrande Jr como novo alvo dos ataques virtuais em massa. O motivo foi sua declaração dizendo que estava “feliz em poder voltar a fazer o meu trabalho”, se referindo ao fato de que estava escalado para comentar o clássico desta quarta-feira entre Corinthians e Palmeiras – que terminou com vitória da equipe alvinegra por 1x0.

Para enfrentar o ataque massivo dos bolsonaristas, milhares de internautas e diversas personalidades dos mundos esportivo e artístico lançaram a hashtag #SomosTodosCasagrande, para mobilizar as forças democráticas e impedir o linchamento do ex-atleta, um dos símbolos da histórica Democracia Corinthiana.

Segundo os bolsonaristas, a “felicidade” de Casagrande seria prova de sua “hipocrisia”, já que, semanas atrás, ele havia se declarado contra a retomada do Campeonato Carioca. Liderados pelo blogueiro e simpatizante do bolsonarismo Rica Perrone, defendem a ideia de que “a Globo atacou a volta do Carioca porque perdeu os direitos de transmissão para o SBT, mas defendeu a volta do Paulista, porque nesse caso é ela que transmite”.

Embora algumas informações dessa alegação sejam corretas, vale ressaltar que quando Casagrande criticou o retorno do Campeonato Carioca, inclusive chegando a ter ima discussão ao vivo com o presidente do Flamengo, Roberto Landim, em um programa de televisão, era em um contexto em que a Federação do Rio de Janeiro especulava a realização de jogos com público, coisa que não foi nem cogitada neste retorno do Campeonato Paulista. Tal situação não é recordada por nenhuma das críticas ao comentarista.

Entre as pessoas que expressaram seu apoio a Casagrande através da hashtag #SomosTodosCasagrande estão a ex-nadadora e ativista Joanna Maranhão, o músico Tico Santa Cruz, o jornalista Juca Kfouri e o deputado e ex-ministro dos Esportes Orlando Silva, entre outros.