Fervoroso defensor da cloroquina, o presidente Jair Bolsonaro, que quase diariamente faz propaganda da substância, resolveu nesta quinta-feira (23) exibir a droga até mesmo para as emas que vivem no Palácio da Alvorada. A relação de Bolsonaro com os bichos não é lá das melhores: ele já foi bicado por eles por mais de uma vez.
Pouco antes de se aproximar do cercadinho onde ficam seus apoiadores, o presidente foi visto alimentando os animais com pão. De repente, o capitão da reserva tirou uma caixa de cloroquina do bolso e apontou para uma das emas.
Diferentemente do que fez no último domingo (19), quando levantou uma caixa de cloroquina com as mãos para que seus apoiadores pudessem "saudá-la", desta vez Bolsonaro apontou o medicamento na direção das emas, olhando para o chão.
A cena foi captada pela transmissão ao vivo da CNN Brasil e também pelo fotógrafo Sérgio Lima, do Poder 360. Confira em detalhes aqui.
Nas redes sociais, diante do gesto peculiar, já há quem esteja colocando em dúvida a saúde mental do presidente. "Bolsonaro anda mostrando caixa de cloroquina até pra Ema do Alvorada. Psicotécnico urgente", tuitou a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).
Diagnosticado com Covid-19 no começo do mês, Bolsonaro afirma que está se tratando com a cloroquina e defende o uso da droga, mesmo diante do fato e que inúmeros estudos apontam que a substância não tem eficácia comprovada contra o coronavírus, e seu uso no tratamento de Covid-19 foi desaconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais cedo, Bolsonaro passeou de moto pelo Alvorada e conversou com profissionais de limpeza sem utilizar máscara de proteção.