A nuvem de gafanhotos que circula na Argentina pode chegar ao Brasil nesta quarta-feira (22). Segundo técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr), a onda de calor registrada nos últimos dias propicia a movimentação dos insetos na direção do estado.
Na manhã desta segunda (20), técnicos calcularam que os gafanhotos, que estão na província argentina de Corrientes, estão a cerca de 120 ou 130 km da fronteira com o Brasil, no município gaúcho de Barra do Quaraí.
Após reunião na última sexta-feira (17), a Secretaria publicou nota em que alertou a população sobre a possibilidade de chegada da praga no Rio Grande do Sul. Segundo a Seapdr, a vigilância foi aumentada no municípios das fronteiras oeste e noroeste do estado.
"Com essa condição climática, precisamos estar preparados”, alertou Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr. "Estamos apreensivos, mas preparados para o caso de uma eventual ocorrência da praga em território gaúcho. Temos um plano operacional de emergência", afirmou.
Felicetti ressaltou que produtores rurais devem ficar atentos a possíveis surtos dos insetos e, quando ocorrerem, comunicar imediatamente à inspetoria de defesa agropecuária da Seapdr.