Mãe abandona criança de 2 anos com microcefalia para ir à festa no Amazonas

Após denúncias, Conselho Tutelar resgatou criança que estava sozinha há mais de 24 horas enquanto a mãe curtia festa

Divulgação/Conselho Tutelar
Escrito en BRASIL el

O Conselho Tutelar da cidade de Manacapuru, região metropolitana de Manaus (AM), resgatou, na noite deste domingo (20), uma criança de dois anos e que tem microcefalia após denúncias de abandono da mãe.

A criança estava na casa da mãe, sozinha há mais de 24 horas, e já havia sido acolhida pelos vizinhos, já que chorava muito, quando a equipe do Conselho Tutelar e da Polícia Militar chegou ao local, no bairro Novo Manacá.

"Nós fomos acionados e nos dirigimos até o local, chegando lá, vizinhos já tinham retirado a criança de dentro da casa, porque ela estava chorando muito, mas encontramos uma situação muito triste, muito lamentável, um menino de apenas dois anos, com microcefalia que foi abandonado pela mãe, que saiu de casa na noite de ontem e teria deixado essa criança sozinha", afirmou o conselheiro tutelar Elivon Lira, que atendeu a ocorrência.

Segundo testemunhas, a mãe da criança é uma mulher de 20 anos que saiu no sábado para ir à festa e deixou o filho com uma babá que, por sua vez, deixou a casa na manhã de domingo acreditando que a mulher já estaria voltando.

"Nós chegamos a ir em uma boate junto com a Polícia Militar, onde possivelmente ela estaria, mas não a encontramos, e até agora não sabemos o paradeiro dessa mãe que abandonou essa criança, nós tomamos como procedimento levar a criança para o abrigo do município onde ela recebeu os cuidados necessários, já que estava toda suja, pois não tinha tomando banho ainda hoje, nós formalizamos a denúncia na Delegacia de Manacapuru, e vamos noticiar o Ministério Público, para que essa mulher seja responsabilizada", declarou o conselheiro.

O menino de 2 anos, de acordo com o Conselho Tutelar, passará ainda nesta segunda-feira por exame de corpo de delito e atendimento médico, já que tem microcefalia e não se sabe se ele faz o uso de algum tipo de medicamento.

Até a noite de domingo a mãe ainda não havia sido localizada.

*Com informações do Fato Amazônico e Portal Tucumã