O boom das lives durante a pandemia do coronavírus já vêm causando problemas entre empresas envolvidas na organização e os consumidores que assistem. Nesta quarta-feira (1), a A Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) multou a empresa Vale Sorte Distribuidora em R$ 212,7 mil por publicidade enganosa e estabelecimento de cláusulas abusivas.
O motivo é o anúncio feito pela empresa em uma live recente da dupla sertaneja Simone e Simaria. De acordo com o Procon, a Vale Sorte anunciou que estava angariando doações para o Hospital do Câncer de Londrina quando, na verdade, estava vendendo títulos de capitalização.
"Essas doações eram formalizadas por meio da aquisição de títulos de capitalização, remetendo o consumidor a um site que não disponibilizava o Regulamento do negócio. Por deixar de informar dado essencial do serviço, a prática configura como publicidade enganosa por omissão", diz nota do órgão, que acusa ainda a empresa de repassar ao hospital um valor menor do que o angariado com as vendas dos títulos.
"A transferência do valor não era automática. A pessoa tinha que entrar em outra página para encaminhar a doação para a entidade. E [a empresa] não avisava o doador sobre esse procedimento. Então parte do valor não chegou a ser enviado. Depois eles até fizeram uma doação pequena entidade, mas não equivalente ao valor total", disse Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor do Procon-SP.
A Vale Sorte informou que ainda não foi notificada pelo Procon, e não se pronunciou sobre as irregularidades apontadas pelo órgão. Já a dupla Simone e Simaria informou, através de sua assessoria de imprensa, que "lamenta o ocorrido", mas que não tem responsabilidade sobre os serviços prestados pela empresa, algo que estaria descrito no contrato.
A mesma companhia patrocinou lives de outros artistas famosos como Léo Santana, Wesley Safadão e Luan Santana.