O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, deu a entender em reunião ministerial nesta terça-feira (9) que o Norte e o Nordeste do Brasil tendem a sofrer mais com o coronavírus pois as regiões acompanhariam o inverno do Hemisfério Norte, que tem início no final de dezembro.
Assim como no restante do país, no entanto, o inverno no Norte e no Nordeste começa em junho, enquanto o Hemisfério Norte está entrando no verão. Pela lógica de Pazuello, o inverno no Norte e no Nordeste aconteceria entre dezembro e janeiro, época do ano em que são registradas as mais altas temperaturas no Brasil.
"Para efeito da pandemia, podemos separar o Brasil em Norte e Nordeste, que é a região que está mais ligada ao inverno do Hemisfério Norte, são as datas do Hemisfério Norte que temos inverno, e ao Centro-Sul, Sudeste, Centro-Oeste, que é a região que tá mais ligada ao inverno do Hemisfério-Sul", disparou Pazuello.
Oficialmente, o inverno no Brasil, em todas as regiões, começa em junho e, o verão, também em todas as regiões brasileiras, começa em dezembro.
Assista à fala confusa do general.