O delegado Allan Duarte, responsável pela investigação do assassinato do adolescente João Pedro Matos Pinto, de 14 anos, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, participou da operação que culminou na morte do jovem.
De acordo com reportagem de Rafael Soares, no jornal Extra, Duarte é titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI). Ele estava no grupo de policiais que entrou na favela de São Gonçalo no dia 18 de maio.
De acordo com o delegado Sérgio Sahione, que era titular da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) na época da operação, Duarte aproveitou a ação na favela onde João Pedro morava para fazer um “reconhecimento do terreno”.
O ex-titular da Core afirmou ainda que o delegado não planejou a ação e nem estava na casa de João Pedro no momento do crime. De acordo com ele, Duarte chegou ao local após o adolescente ser baleado.
De acordo com o jornal, Duarte foi quem realizou o registro de ocorrência do crime e tomou depoimentos de testemunhas e dos agentes investigados.
João Pedro foi baleado pelos policiais dentro de casa enquanto brincava com primos e amigos. Após ser atingido, o jovem foi levado pelos agentes em um helicóptero sem autorização dos familiares e sem acompanhante, ficando desaparecido por 17 horas.