A dupla de humoristas Abner Henrique e Dihh Lopes recebeu inúmeras críticas após fazer piadas com autistas, deficientes físicos e pessoas com síndrome de Down. A apresentação, que circula nas redes, gerou críticas até do ex-jogador e senador Romário (Podemos-RJ), que tem uma filha com Down. O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) vai notificar o Ministério Público pelas graves ofensas.
"Para ser humorista, no mínimo, se exige inteligência, porque é preciso enxergar além do que a maioria das pessoas enxerga. Identificar e reproduzir preconceitos para uma plateia que concorda com suas falas exige muito pouco da capacidade cognitiva", postou Romário, compartilhando o vídeo com a expressão "não há humor na crueldade".
Durante a apresentação, Abner diz que assistiu a um show de uma banda de rock formada apenas por integrantes autistas. “Uma novidade, não tem muito musica paraolímpica. Tinha videozinho com a música. Antes de clicar eu pensei: será que consigo assistir esse vídeo sem dar risada? Era cada um tocando uma música diferente. É muito difícil não rir de uma banda que o baterista está de fralda", diz, enquanto seu colega "imita" o que seria, segundo ele, o comportamento de um autista.
Abner ainda se dedica a humilhar pessoas com a síndrome de Down: "Sou muito preocupado com o tipo de educação que meu sobrinho vai receber. Meu irmão é babão. Ele tem Down".