Um incêndio atingiu o barracão da Viradouro, a escola campeã do carnaval carioca de 2020, na Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (30).
Não há informações de feridos até o momento, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Imagens divulgadas pelo SRdz, nas redes sociais, mostram uma grande nuvem de fumaça preta saindo pelas janelas do galpão.
A assessoria de imprensa da Viradouro informou que o incêndio foi controlado e que a escola ainda não tem ideia do prejuízo causado, porque ainda não foi liberada para entrar no barracão.
O quartel central dos bombeiros disponibilizou uma espécie de carro-pipa para ajudar no combate às chamas que, segundo informações iniciais, consumiram o terceiro andar, onde funcionavam a área administrativa e a diretoria. Antes das 9h, a fumaça tinha reduzido. O quarto andar, onde máscaras de proteção contra o coronavírus são confeccionadas, não foi afetado. O almoxarifado também foi preservado. O barracão ao lado, pertencente à União da Ilha, não foi atingido.
O diretor de carnaval, Dudu Falcão, espera a autorização para entrar e somar os prejuízos:
“A escola estava parada, respeitando o isolamento (social recomendado). No local estavam três funcionários confeccionando máscaras apenas. Eles acionaram a brigada de incêndio. A ação dos bombeiros foi rápida. Também perdemos um carro inteiro e metade de um tripé”, disse.
A Cidade do Samba já pegou fogo em outras situações. Em março de 2016, logo depois do Carnaval daquele ano, um incêndio atingiu um barracão que não estava sendo usado por nenhuma agremiação.
Já em fevereiro de 2011, às vésperas do Carnaval, o mesmo ocorreu com os barracões da Portela, União da Ilha e Grande Rio, afetando também o galpão cultural da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).