Inscrito desde o dia 16 de abril no aplicativo da Caixa Econômica para receber o auxílio emergencial de R$ 600, um jornalista autônomo de Maceió, que não quis ser identificado, contou em entrevista à Fórum que ainda não conseguiu sacar o dinheiro. Ele foi notificado nesta terça-feira (28) de que teria direito ao recurso, mas afirma que erros no próprio aplicativo do governo o impedem de sacar ou fazer transferência do benefício.
O trabalhador conta ainda que, por conta da pandemia, parte das empresas que atende foram afetadas, o que gerou impactos consideráveis em sua renda mensal. O auxílio emergencial, portanto, seria essencial neste momento.
As dificuldades que têm encontrado para acessar o dinheiro, diz ele, são muitas. "Depois que tento sacar, aparece a mensagem 'você não tem autorização para fazer esta operação'. Mesma coisa acontece quando tento transferir", afirma.
"Isso força o cidadão a ter que ir pessoalmente a uma agência bancária, aumentando mais ainda a aglomeração de pessoas", completa. Agências da Caixa de fato têm registrado um aumento de filas nos últimos dias, muito por conta dos erros no sistema do aplicativo. Para garantir o atendimento, algumas pessoas dormiram no local ou chegaram de madrugada.
Relatos como o do autônomo de Maceió são frequentes desde a última semana. Em resposta às reclamações, a Caixa afirmou que o aplicativo Caixa Tem, utilizado para sacar o dinheiro do benefício, está com um alto volume de acessos, por isso tem apresentado falhas.
Para agilizar a navegação na plataforma, a Caixa diz que liberou uma nova versão do aplicativo, priorizando o público-alvo do auxílio emergencial, que são os inscritos no CadÚnico e que não indicaram contas para recebimento, seja da Caixa ou de outros bancos. Beneficiários do Bolsa Família, quem já tem poupança na Caixa e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app.