A Netflix anunciou nesta terça-feira (14) a doação de R$ 5 milhões para trabalhadores do setor audiovisual brasileiro que foram afetados pelo isolamento durante o coronavírus. A iniciativa vai beneficiar produtores, assistentes, operadores de câmera, maquiagem, figurino, entre outros, com um depósito único no valor do salário mínimo nacional (R$ 1.045).
O valor faz parte de um fundo criado pela plataforma de streaming junto com o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB). Segundo a Netflix, a ajuda é direcionada aos países que têm a maior "base de produção" da empresa.
“A comunidade criativa brasileira sempre recebeu muito bem a Netflix e agora queremos fazer nossa parte para ajudar quem precisa de apoio neste momento sem precedentes que vivemos”, disse no comunicado desta terça o vice-presidente de produções para América Latina da Netflix, Francisco Ramos.
O fundo será gerenciado pelo ICAB, que receberá, a partir de 28 de abril, as inscrições dos profissionais que precisam da ajuda. Solicitação deverá ser realizada pelo site do ICAB (icabrasil.org). A escolha pelos beneficiados será feita por um comitê formado por membros do instituto, da Bravi (Brasil Audiovisual Independente) e da Netflix.