Um ambulante que vendia balas e doces em frente ao Shopping Cidade, no centro de Belo Horizonte, foi imobilizado e algemado por policiais militares. Ele teria se recusado a entregar a mercadoria.
Segundo relato de uma das testemunhas da ação, em entrevista ao UOL, o rapaz segurava nas mãos uma caixa com os doces e, quando os PMs tentaram apreender a mercadoria, ele reagiu.
"Ele estava ali vendendo bala, ganhando o dinheirinho dele e parece que ficou constrangido com aquela situação toda, por isso jogou os doces e balas para cima. Não vi isso como uma reação contra os policiais", explica a mulher.
Em seguida, ele foi imobilizado e algemado pelos policiais. As balas que caíram no chão foram recolhidas por fiscais que também atuaram na abordagem.
Pessoas que acompanharam a ação começaram a gritar, dizendo que o homem era trabalhador.
Em nota, a PM informou que prestava apoio à fiscalização de Belo Horizonte. "O cidadão resistiu à atuação dos fiscais e se recusou a entregar os produtos que estavam sendo vendidos de forma irregular. A Polícia Militar, para garantir o poder de polícia dos fiscais, determinou que o indivíduo entregasse os produtos, momento em que o abordado desobedeceu a ordem policial e adotou conduta que colocava em risco até mesmo sua própria integridade física, ao arremessar objetos para cima e a se debater. Foi registrado o Boletim de Ocorrência com a natureza de Desobediência e Resistência", disse a corporação.