A polícia de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, abordou moradores que foram às ruas para pegar o dinheiro abandonado por criminosos após o violento assalto a banco na madrugada desta terça-feira (1º).
Leia também: Moradores de Criciúma filmam ação de assaltantes de banco na cidade
Quatro homens que participaram do ato foram detidos. Segundo a Polícia Civil, eles foram encontrados em um apartamento com mais de R$ 810 mil.
Em vídeo que circula nas redes sociais, filmado por uma moradora da cidade, é possível ouvir o policial gritando com um morador que recolhia as cédulas do chão. "Sai da rua e larga o dinheiro", ordena o agente.
O delegado Ulisses Gabriel, responsável pelo caso, afirmou ao G1 que todas as notas abandonadas pelo grupo já foram recolhidas e a polícia vai tentar identificar se mais pessoas pegaram o dinheiro.
"Eles [assaltantes] não conseguiram carregar todo o dinheiro. Na verdade, tem quatro presos aqui que se aproveitaram da situação. O dinheiro ficou caído e quando a minha equipe chegou no local, inclusive tinha um indivíduo tentando carregar o dinheiro e a gente fez a abordagem", afirmou o delegado.
Para roubar o banco, o grupo usou reféns para bloquear ruas, provocou explosões, incêndios e atirou várias vezes. Imagens que circulam nas redes mostram os criminosos cercando um grupo de funcionários da prefeitura, que depois foram utilizados como reféns.
De acordo com a Polícia Militar, o grupo incendiou um túnel em Tubarão que dá acesso à cidade. Criminosos também atacaram o Batalhão da Polícia e atearam fogo a um veículo.