O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué Souza, decidiu suspender a matrícula de Danilo Araújo de Góis, aluno de Ciências Sociais investigado por racismo contra uma professora. O estudante também está proibido de ir à universidade.
A decisão foi assinada em setembro e durará até que o inquérito administrativo seja concluído. O caso também é investigado pela Polícia Civil baiana. As informações são da coluna de Guilherme Amado, na revista Época.
O caso aconteceu em dezembro do ano passado. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Danilo se recusa a receber um papel das mãos da professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis, que é negra.
Estudantes relatam que desde que entrou na universidade, em 2018, o estudante se recusava a pegar coisas das mãos de pessoas negras e até evitava sentar próximo. Ele também teria dito que “não se mistura com negros pois foi bem criado”.
Na ocasião, uma coordenadora da universidade foi acionada e expulsou o aluno da sala, chamando os outros estudantes para se colocarem à disposição como testemunhas.