Reitor da UFRB suspende aluno acusado de racismo contra professora

Danilo Araújo de Góis havia se recusado a receber um papel das mãos da professora, que é negra. Segundo relatos de estudantes, ele já teria dito que "não se mistura com negros pois foi bem criado”

Danilo Araújo Gois foi expulso após ato de racismo contra professora na UFRB (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué Souza, decidiu suspender a matrícula de Danilo Araújo de Góis, aluno de Ciências Sociais investigado por racismo contra uma professora. O estudante também está proibido de ir à universidade.

A decisão foi assinada em setembro e durará até que o inquérito administrativo seja concluído. O caso também é investigado pela Polícia Civil baiana. As informações são da coluna de Guilherme Amado, na revista Época.

O caso aconteceu em dezembro do ano passado. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Danilo se recusa a receber um papel das mãos da professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis, que é negra.

Estudantes relatam que desde que entrou na universidade, em 2018, o estudante se recusava a pegar coisas das mãos de pessoas negras e até evitava sentar próximo. Ele também teria dito que “não se mistura com negros pois foi bem criado”.

Na ocasião, uma coordenadora da universidade foi acionada e expulsou o aluno da sala, chamando os outros estudantes para se colocarem à disposição como testemunhas.

Temas