Nesta quarta-feira (4), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou a suspensão de suas atividades e dos prazos dos processos que correm na corte até o próximo dia 9. O motivo é o ataque hacker de que os sistemas de informática do órgão foram alvo na última terça-feira (3). A Polícia Federal (PF) foi acionada para investigar o ataque.
O site da instituição seguia fora do ar na tarde desta quarta-feira.
O comunicado assinado pelo presidente do STJ, Humberto Martins, informa que as “atividades judicantes do STJ” estão suspensas até o dia 9. Nisso estão incluídos sessões de julgamento, por videoconferência ou virtuais, assim como as audiências.
Além disso, o prazo dos processos administrativos, cíveis e criminais ficam suspensos entre os dias 3 e 9. Eles voltam a fluir, de acordo com o comunicado, no dia 10.
No entanto, o ministro ressalta que as medidas podem ser revistas, dependendo do “retorno à normalidade dos sistemas de informática do STJ”.
O ataque ocorreu na tarde de terça-feira, interrompendo diversos julgamentos que aconteciam de maneira simultânea, por videoconferência.
Devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades da corte estão sendo realizadas de maneira remota.