"Não use máscara": MP vai investigar deputado que pregou desrespeito a protocolos contra a Covid

O bolsonarista Jessé Lopes (PSL-SC) usou as redes sociais para incentivar as pessoas a saírem no feriado e não usarem máscara de proteção

Reprodução
Escrito en BRASIL el

O deputado estadual Jessé Lopes (PSL-SC) usou suas redes sociais, neste sábado (31), para incentivar as pessoas a desrespeitarem os protocolos de segurança contra o contágio do coronavírus.

"Neste feriado saia de casa!! Vá viajar, vá no parque ou na praia!! E se puder não use máscara!", escreveu o parlamentar.

Em outra postagem, o deputado ainda ironizou aqueles que preferem se proteger. "Você pode ficar em CASA se quiseres!! Usar 5 MÁSCARAS uma em cima da outra!! Passar uma tonelada de ÁLCOOL GEL! Até colocar álcool no seu KY se tu quiseres! Mas a vida dos outros não é da sua conta! Vá carpir um lote!".

Por conta da pregação negacionista, Lopes passou a ser questionado e criticado por internautas. Além disso, o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) informou que vai abrir uma investigação criminal contra o deputado.

"As declarações do Deputado Estadual ocorrem justamente no momento em que Santa Catarina registra uma nova onda de aumento de casos de covid-19 e as redes hospitalares pública e privada voltam a apresentar a lotação dos leitos de enfermagem e de UTI em níveis superiores a 84%, em algumas regiões, sendo que muitas unidades já estão com a lotação esgotada", disse o MP em nota.

O órgão pode enquadrar o bolsonarista no artigo 286 do Código Penal, que trata sobre ‘infringir medida sanitária que tenha como objetivo evitar a propagação de doença contagiosa’.

Atualmente, o uso de máscara de proteção é obrigatório em espaços públicos de Santa Catarina.