O presidente Jair Bolsonaro ganhou, nesta quinta-feira (8), uma estátua que foi colocada no Pantanal, bioma que está sendo consumido pelo fogo das queimadas.
A "homenagem" ao capitão da reserva o associa a Nero, imperador de Roma que, no ano 64 d.C, teria ficado tocando harpa enquanto o império era destruído pelo que ficou conhecido como "O Grande Incêndio de Roma". Há teorias, inclusive, que apontam que Nero tenha provocado o incêndio para refundar a cidade aos seus moldes.
A estátua de Bolsonaro que foi colocada no Pantanal é uma peça feita a partir de uma impressora 3D. Ela leva a harpa em referência a Nero e um manto que faz referência à pele da onça-pintada, um dos animais símbolos do bioma. A "homenagem" já foi apelidada nas redes de "BolsoNero".
Em maio deste ano, antes das intensas queimadas que atingem o Pantanal virarem notícia, o ex-presidente Lula já havia comparado Bolsonaro a Nero. "Bolsonaro é como o imperador Nero: incendeia todo o país. Não quer construir, apenas destruir", declarou Lula à revista alemã Der Spiegel.
Confira imagens da estátua.