São Paulo atinge temperatura mais alta na história, aponta MetSul

Segundo o instituto europeu C3S, 2020 teve o setembro mais quente da história

Lins (SP) | Foto: Divulgação/Prefeitura de Lins
Escrito en BRASIL el

A Metsul Meteorologia anunciou na tarde desta terça-feira (7) que o estado de São Paulo atingiu a maior temperatura já registrada pela Meteorologia em sua história.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município de Lins, às 14h a cidade atingiu uma temperatura de 43,2°C. Essa é a medição mais alta em um município do estado e ainda pode aumentar no decorrer do dia.

A marca anterior era de 43,0°C no município de Iguape, em fevereiro de 1933. Segundo a Metsul, no ranking das 9 maiores máximas já registradas no estado paulista, sete ocorreram entre setembro e outubro de 2020.

A capital paulista também tem registrado números históricos. Na última sexta-feira, chegou a 37,4°C, a maior temperatura do ano e a segunda maior da história segundo as medições do Inmet, realizadas desde 1943. A cidade teve em setembro o mês mais quente de sua história.

Setembro quente

Não é só no Brasil que o calor tem atingido altas marcas. Segundo dados do centro de pesquisas Copernicus Climate Change (C3S), 2020 registrou o setembro mais quente na história em todo o mundo, superando o mesmo período em 2019. Há a expectativa de que 2020 encerre também com a marca do ano mais quente, superando 2016.

Com informações da MetSul e do Climatempo