Escrito en
BRASIL
el
O pânico que a disseminação do coronavírus, que já matou mais de cem pessoas, principalmente na China, tem causado nas pessoas, naturalmente criou uma onda de teorias conspiratórias e fake news. E se tem um setor da sociedade brasileira que mantém forte proximidade com notícias falsas este setor é o bolsonarismo.
Nesta quarta-feira (29), o guru que influencia diretamente a família Bolsonaro e seus apoiadores, Olavo de Carvalho, compartilhou em suas redes sociais um vídeo que diz que o coronavírus foi patenteado por Bill Gates e que o objetivo da disseminação da doença pelo mundo é a redução populacional.
"Coronavírus chega ao Brasil patenteado por Bill Gates", diz o título alarmista do vídeo, que faz parte do canal Mistérios do Mundo - por uma punição do YouTube, o canal passou a levar o nome de seu dono, Bruno Alves.
Além do fato de nenhum caso ter sido confirmado até agora no país - o que há são suspeitas sob investigação -, o vídeo compartilhado por Olavo difunde uma notícia falsa a respeito da suposta patente do co-fundador da Microsoft, Bill Gates.
Circulando com força nas redes sociais, a fake news dá conta de que a organização The Pirbright Institute, financiada pela Fundação Bill Gates, teria adquirido a patente do coronavírus em 2018. A própria organização, no entanto, veio à público para esclarecer a "confusão": a patente que a Pirbright possui, na verdade, é do vírus da bronquite infecciosa (IBV), e o título da patente - número 10130701 - se dá pelo fato de que o vírus é um objeto de pesquisa da organização para a produção de vacinas para prevenir doenças respiratórias em aves e outros animais - não humanos.
Leia também
Coronavírus: Médico de auto-ajuda vira hit dizendo que “a China faliu”
"Obviamente isso [o coronavírus] é patenteado por Bill Gates. Objetivo simples: redução populacional", diz Bruno Alves no vídeo compartilhado pelo guru bolsonarista. O dono do canal ainda vai além: diz que "eles" - sem explicar quem são "eles" - "soltaram" o vírus na China porque trata-se do país com a maior população do mundo.
A conspiração não para por aí: no vídeo, sem dar maiores detalhes, Bruno Alves estabelece ainda uma relação entre o coronavírus e a franquia de filmes e jogos de videogame Resident Evil.
O canal do vídeo compartilhado por Olavo de Carvalho, tido como um respeitado intelectual entre os bolsonaristas, prega ainda, de acordo com sua própria descrição, uma "saída da Matrix", em referência a outra franquia de cinema.