Escrito en
BRASIL
el
Com objetivo de conscientizar seus torcedores, os principais clubes do futebol brasileiro se mobilizaram nas redes sociais em uma campanha contra a homofobia nos estádios de futebol. Utilizando a hashtag #diganãoàhomofobia, a ação ficou entre os principais assuntos no começo da noite desta sexta-feira (30) no Twitter.
Desde a Copa da Confederações, realizada no Brasil, em 2013, que gritos e cânticos ofensivos contra homossexuais se espalharam pelos estádios. Alguns clubes como Bahia e Fortaleza já tinham feito campanhas isoladas neste sentido, mas essa foi a primeira vez que os times se uniram em uma ação conjunta.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro o árbitro Anderson Daranco paralisou a partida entre Vasco e São Paulo por conta dos gritos ofensivos que vinham das arquibancadas do estádio de São Januário. O jogo só foi retomado após jogadores do time carioca e técnico Vanderlei Luxemburgo pedirem aos torcedores para pararem com os cânticos.
A CBF e a Fifa preveem punições como perda de mando de campo e retirada de ponto em campeonatos oficias para clubes que tiverem torcedores que tenham atitudes homofóbicas dentro dos estádios.