Escrito en
BRASIL
el
O vídeo de três homens agredindo uma mulher na avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (7) segue se espalhando de forma viral nas redes sociais. O momento, registrado pelo repórter Chico Prado, da CBN, mostra um deles desferindo uma gravata contra uma mulher enquanto outros dois a ofendiam. Antes, ela e um rapaz que a acompanhava já teriam sido empurrados pelo grupo.
O caso aconteceu no meio de uma manifestação de apoiadores da operação Lava Jato, próximo a uma manifestação em prol da liberdade do ex-presidente Lula. A mulher estava indo para a manifestação pró-Lula quando foi abordada pelos homens, que são apoiadores de Jair Bolsonaro.
A reportagem da Fórum, através de informações de fontes próximas, identificou um dos agressores. O que aparece de camiseta branca no vídeo é Jaderson Soares Santana, um oficial de Justiça que faz doutorado em Literatura na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Colegas de Santana da PUC, inclusive, teriam ficado revoltados ao ver as imagens e o identificar. Já seria público, entre aqueles que o conhecem na universidade, que o homem em questão é apoiador de Jair Bolsonaro. Suas postagens no Facebook endossam o inclinamento político apontado. A última publicação em modo público disponível em seu perfil, inclusive, é uma foto da manifestação onde ocorreu a agressão.
Informações disponíveis na internet confirmam que além de estudar na PUC e ter publicado artigos acadêmicos na universidade, ele atuaria como oficial de Justiça no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, TRF3, na avenida Paulista.
Já outro homem que aparece de camiseta azul nas imagens seria esposo de Jaderson Soares Santana, mas sua identidade, assim como a do homem que desferiu a gravata na mulher, ainda é desconhecida.
Fórum entrou em contato via Facebook com Jaderson Soares Santana para obter seu posicionamento sobre o caso mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue em aberto para eventual manifestação.