Escrito en
BRASIL
el
O jornal inglês Financial Times, apoiador das reformas neoliberais de Paulo Guedes, publicou uma reportagem na terça-feira (3) questionando os números divulgados ao mercado pelo Ministério da Economia, e afirma que há um sentimento de desconfiança no Brasil por parte de investidores.
Sob o título "Falha nos dados econômicos brasileiros desperta preocupações entre analistas", a reportagem de Jonathan Wheatley afirma que os números divulgados pelo Brasil "lançam dúvidas sobre a divulgação de dados-chave e deixa analistas se perguntando se ainda devem confiar na segurança das estatísticas brasileiras".
O jornal também destaca que "'pessoas ganharam ou perderam dinheiro' como resultado da confusão sobre o verdadeiro estado das exportações". Para o Financial Times, o sentimento de desconfiança é inédito com relação aos números brasileiros, pois estes dados eram "há muito vistos como um exemplo de pontualidade e transparência entre os países emergentes".
A reportagem conta com entrevista do economista-chefe para América Latina do ING Financial Markets, Gustavo Rangel, que afirma que "os dados do PIB, embora melhores que o esperado, levantaram dúvidas entre alguns analistas devido a um número extraordinariamente grande de estoques de empresas, um indicador negativo para a atividade econômica".