Parceria entre Data Favela, Comunidade Door e CUFA realiza pesquisa ampla sobre favelas

Objetivo do projeto é detectar e revelar qual o sonho dos moradores de favela para 2020

Parceiros na pesquisa: Celso Athayde, Leo Ribeiro, Geovana Borges e Renato Meirelles – Foto: Guilherme Eduardo da Silva
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O Instituto Data Favela, de Celso Athayde (Favela Holding) e Renato Meirelles (Instituto Locomotiva), fechou uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e a Comunidade Door, nos 26 estados e no Distrito Federal, para irá conduzir o que os idealizadores do projeto chamam de maior pesquisa sobre favelas desenvolvida até hoje no país. O Data Favela vai apurar qual é o “Sonho do Favelado para 2020”. A pesquisa vai acontecer ainda em dezembro de 2019, mês da divulgação do levantamento. Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui. Com o resultado em mãos, o Instituto Data Favela e a agência Comunidade Door vão organizar, em março de 2020, o Terceiro Fórum Favela Brasileira para apresentar, detalhadamente, os novos números sobre as favelas no país. A produção do evento é da InFavela. A ideia é mostrar, através dos sonhos que serão apresentados, como esses lugares são territórios de potência nas mais diversas áreas: cultura, esporte, empreendedorismo e tantas outras expressões. “Já fizemos vários tipos de pesquisas sobre o perfil da favela. Mas essa vai ser especial, porque quando você fala qual é o seu sonho, você traça o rumo da sua vida. Com isso, vamos mostrar o que o favelado quer e apresentar soluções para ele chegar lá”, explica Celso Athayde. Demarcação de espaços “Existem várias pessoas com discursos sociais tentando falar em nome das favelas, existem inclusive pessoas do asfalto enganando a imprensa, usando os dados exclusivos das nossas pesquisas como se fossem seus. Projetos exclusivos como esses são importantes porque demarcam espaços de elaboração da favela”, comentou Geovana Borges, presidente da CUFA-SP. “Temos o único instituto de pesquisa especializado em favelas do Brasil. Essa parceria existe por conta da capilaridade dos três parceiros e do conhecimento dos territórios. Para nós, essa pesquisa mostrará para o Brasil que o sonho da favela nunca vai acabar”, disse Leo Ribeiro, CEO da Comunidade Door, empresa de instalação de outdoors em favelas.