Escrito en
BRASIL
el
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) terá que pagar R$ 2.000 de despesas e honorários da ação em que processou o apresentador Marcelo Tas por danos morais. Bolsonaro pedia R$ 20 mil de indenização por Tas tê-lo chamado de racista e homofóbico em uma entrevista em 2017.
A Justiça de São Paulo rejeitou o pedido e Bolsonaro pode recorrer. “O debate político tem que ser livre. Sem apelação para processos”, disse Tas, em entrevista a Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
A ação de Bolsonaro foi motivada por uma entrevista de Tas ao canal do jornalista Rica Perrone, publicada no YouTube em julho de 2017. Na ocasião, o entrevistado afirmou que “o Bolsonaro é racista, é preconceituoso, é homofóbico”. Mas não deixou de dizer que tinha respeito por ele ser, na época, deputado federal.
“O Bolsonaro, como fazem outros políticos, usou recursos públicos que vieram do seu gabinete para processar um comunicador que teve que pegar seus recursos e correr atrás de um advogado. Ele se deu mal porque eu tenho esses recursos. E quem não tem? Quem não tem acaba intimidado, censurado", disse na época o apresentador do programa "Provocações", da TV Cultura.