Escrito en
BRASIL
el
A banda norte-americana Pearl Jam, que se apresenta nesta quarta-feira (21) no Estádio do Maracanã, divulgou um flyer em que retrata a violência e a intervenção militar na cidade.
Na imagem que anuncia o show, pássaros brasileiros - um tucano em destaque, um papagaio e bem-te-vi - seguram armas de alto calibre. Ao fundo, é possível ver o que seria uma favela carioca.
A banda já se apresentou no Rio de Janeiro em outras ocasiões mas essa é a primeira vez que faz uma crítica à violência na cidade - justamente em meio à intervenção militar e uma semana após o assassinato da vereadora Marielle Franco, que repercutiu mundialmente.
A arte é de Ravi Amar Zupa que, pelas redes sociais, a explicou: "Essa peça de arte é uma homenagem ao Rio de Janeiro — particularmente às pessoas que moram nas favelas que, apesar da desigualdade obscena, encontram maneiras de criar cidades à beira dos morros. A inspiração para os desenhos dos ninhos e dos passarinhos veio das composições absurdas com animais que Bosch pintou no final do século 15. Baseei os desenhos dos pássaros em espécies nativas do Brasil (tucano, bem-te-vi e papagaio)".
A imagem, logo após divulgada, se espalhou rapidamente pelas redes sociais e os internautas não demoraram para entender o recado.
Pearl Jam fará uma intervenção musical no Rio de Janeiro, hoje à noite.
Observem bem o cartaz do show. ? SRN. pic.twitter.com/OnAUFLkzM0 — Flamengo Retrô (@flamengoretro) 21 de março de 2018
Cartaz do show da banda @PearlJam traz a intervenção militar no estado do Rio de Janeiro. E um tucano, pra variar...
O evento acontece hoje no estádio do Maracanã. pic.twitter.com/JUvcp8gOSk — Pedro Machado (@pedromachadoba) 21 de março de 2018
e essa critica social foderosa do imenso pearl jam? eles tocam hoje no rio de janeiro, eis o poster oficial do show pic.twitter.com/UjyxnLQr4Z
— licas & the diamonds (@licasdemarchi) 21 de março de 2018
Pearl Jam mostrando ao mundo o verdadeiro Rio de Janeiro, o verdadeiro Brasil. pic.twitter.com/4doggnkeVl
— Dejan Ferreira V (@dejancolchonero) 21 de março de 2018