Escrito en
BRASIL
el
O ‘moleque simples do Jardim Brasil’, que já passou pelo site da Vogue ao fechar a semana de moda de São Paulo com o seu desfile, lança agora a ‘Sou Preto Fashion Week’.
Victor Apolinario sempre foi contra a corrente. Isso ele deixa claro em suas roupas e ideias com a CemFreio, buscando sempre romper os vícios e padrões, tanto estéticos quanto de mercado, criando roupas com matérias e modelagem inovadores. A "SouPretoFW" será a primeira semana de moda preta, no Brasil. Ele está procurando desde modelos e fotógrafos a designers e programadores. Com seleção aberta até o dia 1 de dezembro, “estaremos recrutando pessoas de alma e corpo presentes para esse marco na história da diáspora preta no Brasil, entre a primeiras semanas em janeiro!”.
A Fórum conversou com Victor Apolinario. Confira:
Fórum - Ame Apolinario e Cemfreio, quem são?
Victor Apolinario - Sou um moleque simples do Jardim Brasil. Vivi uma cota (tempo) muito grande da minha vida na busca pela perspectiva artística. Dei sorte e vários privilégios que me fizeram ser o primeiro preto a fechar uma das maiores semanas de moda aqui no Brasil. É mó fase doida essa de ler-se em uma ambiência criativa nesse sentido. Em que ponto eu me enxergo? Sei lá, nem sei se me vejo. Ame é Apolinário e Apolinário é Ame, um multiplicador. Talvez eu seja isso, um multiplicador. Cemfreio é a minha plataforma de conquista. Aprendi a autonomia do consumo de vestuário. Conheci o poder do designer, ditando de forma rígida quais as diretrizes de um desfile e a liquidez da criação colaborativa, como foi no São Paulo Fashion Week e as residências no Rio de Janeiro e Uberlândia. Cemfreio é uma perspectiva homo numa comunidade heterogênea (multicaracter no formato de aplicação de ideias).
Fórum - Como surgiu a ideia do "SouPretoFW" e qual objetivo?
Victor Apolinario - GRITAMOS POR AUTONOMIA CRIATIVA. Não quero fechar semanas de moda que historicamente são racistas, machistas ou por bastiões mais simplistas: ELITISTAS. A "Sou Preto Fashion Week" é uma “brand” que desponta ao afrocentrismo cultural. A coreografia identitária do preto pós-moderno precisa ser documentada. O preto é pano de fundo para muitas práticas criativas e quando colocamos o destaque na negritude, quais os resultados trazidos desta ponte criativa, esse é o "Sou Preto Fashion Week", uma razoável perspectiva sobre o pioneirismo diaspórico. Cansei de viver a minha visão pela ótica da burguesia identitária. Quero ter o direito de ditar o que é meu, nosso e principalmente, deles - o futuro. Minha meta são as criança sonhando em desfilar na "Sou Preto Fashion Week". Quero ser o sonho de crianças entende? Cansei de lutar pelo acúmulo, só quero se tiver retorno, só quero se for centro preto. Orquestra de aliados e maestria de bambas.
[caption id="attachment_144303" align="alignnone" width="401"] (Foto Reprodução Instagram)[/caption]
Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você não pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar