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Listamos as principais promessas de mobilidade feitas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) nas eleições de 2014 e qual a condição atual dos empreendimentos
Por Luiz Henrique Dias
O governo do estado de São Paulo é conhecido por não entregar obras no prazo ou ainda por nem mesmo iniciar obras prometidas, muitas delas essenciais para o desenvolvimento da Região Metropolitana.
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Abaixo, listamos as principais promessas de mobilidade feitas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) nas eleições de 2014 e qual a condição atual dos empreendimentos.
Trem intercidades Santos-Americana e Santos-Taubaté
Status: não será feito
Boa parte do trecho percorreria trilhos paralelos a linha 7 - Rubi da CPTM, mas não há viabilidade técnica. Outra parte foi concebida para passar em áreas da União, que não autorizou a implantação.
Linha 6 - Laranja do Metrô
Status: obras paradas
Um verdadeiro bode na sala dos governos do PSDB. Prevista para ligar a Brasilândia ao sul da cidade, já teve aporte de R$ 2 bilhões do governo e um verdadeiro calote das empresas vencedoras da licitação.
Trecho Norte do Rodoanel
Status: inacabado
Previsto para ligar a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães até a Fernão Dias e a Dutra, com acesso ao Aeroporto de Guarulhos, está atrasado e sem previsão certa para a entrega. Além disso, desabamentos, denúncias de corrupção e superpagamentos de indenizações durante desapropriações mancharam as obras.
Conexão (via trilhos) dos os aeroportos de Congonhas e Guarulhos
Status: parte inacabada e parte parada
A ligação ao aeroporto de Guarulhos será - de acordo com o governo - entregue em 2018, mas a obra chega apenas até “perto” dos terminais de embarque. Os usuários terão que fazer parte do trajeto de ônibus. Congonhas está mais isolado do que nunca: a Linha 17 (o famoso monotrilho inacabado) está com obras abandonadas e sem previsão de retomada. Além disso, o projeto está mais caro e, se for entregue um dia, chegará apenas ao Morumbi e não mais a Paraisópolis, como estava previsto.
Monotrilho até Cidade Tiradentes
Status: incompleto
O projeto foi modificado e ficou (bem) menor que o previsto. Cidade Tiradentes, um dos bairros mais populosos da capital, não será atendido e os moradores continuarão sobrecarregando o sistema de ônibus. Além disso, engenheiros contestam o modelo de monotrilho sobre pneus, considerado inadequado para a demanda de São Paulo. Há ainda uma extensão prometida para o ABC, mas não teve sequer início e segue sem previsão.
Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista
Status: incompleto
O VLT foi implantado em apenas metade do trecho previsto e o BRT da Praia Grande não tem previsão alguma de quando vai sair do papel.
Terminar a Linha 5 - Lilás
Status: incompleto
Com as três estações inauguradas em 2017, apenas metade da extensão da linha está concluída. Ainda faltam sete estações e um pátio de manutenção e manobras. O Governo tenta privatizar a operação, mas tem encontrado problemas jurídicos.
Corredores metropolitanos de média capacidade (ônibus)
Status: promessa cumprida
As ligações entre Guarulhos e Itapevi a capital estão prontos e operando.
Linha 4 - Amarela (até Taboão da Serra)
Status: atrasada e incompleta
Não chegará mais a Taboão da Serra e as estações Mackenzie, Oscar Freire, Morumbi e Vila Sônia estão eternamente em obras. O Governo promete entregar em 2018, mas essa é a quinta previsão.
Linha 2 - Verde (até Guarulhos)
Status: não será feita
Guarulhos e São Paulo têm, entre si, o maior fluxo intercidades da América Latina e precisam ser conectadas por trilhos e transportes de alta capacidade. A proposta de ligar a Vila Prudente, na capital, ao Shopping Internacional ou ao Centro de Guarulhos chegou a parecer realidade, mas o governo do estado literalmente abandonou o projeto.
O governo Alckmin nunca entregou uma obra no prazo e tem mostrado, a cada ano, escolher sempre regiões mais ricas para aportes de investimentos.
Foto: Sérgio Vale/Secom