Escrito en
BRASIL
el
Professora recebeu telefonema do ex-presidente após publicar em seu blog o texto 'Prometo não tocar no assunto', que viralizou nas redes sociais; leia na íntegra
Por Tijolaço
Toca o telefone na casa da professora Elika Takimoto e pedem um minuto para transferir a ligação:
-Alô, Elika. Oi, querida. Aqui quem fala é o Lula.
Imaginem a incredulidade da simpaticíssima moradora de Madureira, professora de Física da minha querida Escola Técnica, que os “modernos” chamam de Cefet, embora eu prefira continuar chamando de Celso Suckow da Fonseca, que já teve, no ano passado, um de seus textos “sequestrados” pelo Tijolaço.
– Mas o quê? Como?! Lula!!! Não acredito!!!!!
Pois é, era Lula.
Havia chegado a ele um texto da Élika, publicado em seu blog, onde ela trata da sua promessa de não falar de política.
E cumpre.
Fala só da vida, do que faz e dos seus filhos Hideo, Nara e Yuri, a “tropa” aí da foto.
Quando você ler o texto vai entender porque eu já virei fã da menina Nara, que pensa mais ou menos como eu. Minha escola foi tão boa para mim que eu queria uma escola assim pra todo mundo.
De volta à ligação: a Élika achou que era trote, pegadinha, treta de quem sabe que seu ouvido lhe prega peças.
– Mas quem me garante que não é um imitador? No Brasil inteiro tem gente que imita o Lula!
– Deixe de bobeira, companheira. Sou eu.
Aí, pronto, a Dona Élika desmontou. Como assim, o Lula, ligando para dizer que a leu, que agradece o que ela escreveu e que ela siga em frente?
É, deixa de bobeira, Élika, que a política de verdade é isso, é a vida das pessoas.
O que a gente lê nos jornais, vê na TV e acompanha e até escreve nos blogs é espuma. A água profunda é a vida real.
É por isso que o cidadão que telefonou, quando você perguntou seu ele acreditava ainda numa mudança, respondeu:
– Companheira, acredite que há muita coisa boa para acontecer. Estou animado e muito otimista.
Ele também sabe que a espuma pode cobrir a água profunda, mas a água ainda está lá. É ela a memória, a sabedoria coletiva dos povos.
Prometo não tocar no assunto
Élika Takimoto, em seu blog
Fui orientada por várias editoras que entraram em contato comigo a não falar de política nas redes sociais caso queira ser uma escritora vendável. Perguntei: e sobre o que posse escrever? Disserte sobre seu trabalho, Educação, ouvi como resposta. Ou sobre os seus filhos, sugeriram.
Pois muito bem, trabalho no CEFET há dez anos como professora de física e há um ano como coordenadora. Cheguei lá pouco depois de Lula ter sido eleito presidente. No dia de minha posse, o diretor falou que ali eu não iria encontrar professores infelizes. Achei estranho, pois vinha da rede estadual e da particular onde professor que não reclama nunca havia visto.
O tempo passou. De fato, nunca vi ali professor reclamando das condições de trabalho. Vi as salas ganhando projetores multimídia e quase todas serem climatizadas. Tudo o que pedimos para que nosso laboratório de física ficasse mais moderno e atualizado conseguimos. Fiz meu doutorado com redução de carga sem redução de salário. Viajei para congressos e simpósios pelo Brasil inteiro tudo bancada pelo CEFET. Jamais, em tempo algum, lembro-me de querer fazer algo ali dentro para os alunos e para meu crescimento intelectual e ser freada.
Há quatro anos, minha sala viu a diversidade. O sistema de cotas foi implementado no meu CEFET. Se ganharam os cotistas com a oportunidade, ganhamos muito mais os professores por entender que capacidade intelectual nada tem a ver com a nota de uma prova de seleção e mais ainda enriqueceram os outros alunos por testemunhar o esforço de quem vive em outra realidade.
Sempre quis dar a melhor educação para meus filhos. Nara se formou ano passado pelo CEFET e ontem, depois de chegar da rua e ter visto o quão alienante é uma escola particular me disse: o CEFET deveria ser obrigatório para todos. As escolas particulares deveriam ser proibidas. Exageros à parte, ela quis dizer que lucrar com educação (e saúde) deveria ser, no mínimo, digno de vergonha.
Moro em Madureira, Yuki tem amigos na escola em que estuda (todos brancos) e, para equilibrar esse universo, levo meu filho sempre no Parque onde a diversidade impera.
No Parque Madureira, semana passada, Yuki conversava com um menino da idade dele (dez anos) que mora na Serrinha. O coleguinha viu a mãe ser estuprada e estava contando para a gente como foi. Ele estava acompanhado do irmão mais velho que estava “andando de skate não sei onde” enquanto ele brincava no parquinho. Disse o menino que o irmão vai matar quem fez isso com a mãe.
Hideo, meu filho mais velho, se formou agora em música. Está doido procurando emprego – assim como seus amigos que se formaram em engenharia, psicologia e ciências socias. Os editais para cultura estão fechados. Sabe Deus com que idade eles vão se aposentar.
Desde o meio do ano passado, recebo orientações de meus chefes imediatos para ajudar na contenção de despesas. Vi professores querendo ir a congressos e impossibilitados por falta de verba. Vai piorar, avisaram.
Temos toda a liberdade para usar metodologias diferentes para ensinar não só no CEFET como em todo o Brasil como já garante a Constituição. Mas essa nova reforma do Ensino Médio engana e toma para si esse discurso que ‘agora’ as escolas vão poder trabalhar de forma mais livre sendo que, em breve, veremos o aumento da dificuldade dos pobres chegarem às universidades como deixa claro o texto dessa Reforma.
Pronto. Falei do meu trabalho, sobre Educação e sobre meus filhos. Seguirei a orientação e continuarei dissertando sobre esses temas. Trarei números de quantas escolas técnicas foram criadas em dez anos e quantas universidades novinhas em folha visitei. Falarei também sobre a quantidade de amigos que tenho concursados e sobre Lucimar, minha empregada, e suas colegas de trabalho que estão felizes recebendo tudo o que tem direito.
Mas evitarei falar sobre política. Prometo.
Quem quiser ler a narrativa da Élika sobre o telefonema, acha aqui. Aproveita que ela foi ali enfartar, mas já volta.
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar