Escrito en
BRASIL
el
Denúncia feita pelo blog Conversa Afiada não procede e documento apresentado não cita que uma empresa da Globo seria dona da companhia de previdência privada
Por Redação
A informação de que a Globopar, empresa do Grupo Globo, seria dona da Mapfre, empresa que oferece planos de previdência privada, não procede. A denúncia foi feita pelo jornalista Paulo Henrique Amorim em seu blog Conversa Afiada e replicada pela Fórum e outros sites como Brasil 247 e Diário do Centro do Mundo.
Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.
O site de fact-checking "Boatos" destrinchou o documento apresentado que seria a "prova" das ações da Globo na Mapfre. De acordo com o site, o documento é, na verdade, um "ato de concentração" e aponta que a Globopar era sócia majoritária da seguradora Roma e tinha intenção de vender ações para a Mapfre. A citação às duas empresas não dá conta de confirmar que uma poderia ser a detentora da maior parte das ações da outra.
O fact-checking esclareceu ainda que, diferentemente do que foi publicado, a Mapfre não é a maior empresa de previdência privada do país. Rankings do seguimento apontam que a empresa está da 12ª colocação. A maior empresa do ramo é a BrasilPrev.