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O bicampeão de Fórmula 1, amigo pessoal de João Doria, foi escolhido para ser o garoto propaganda da peça publicitária que anuncia o aumento de velocidade nas marginais. Desde 2011, no entanto, o ex-piloto assina campanha de segurança no trânsito da FIA que pede redução das velocidades nas vias pelo mundo
Por Redação*
As dívidas milionárias ou a amizade com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), devem ter sido determinantes para que o bicampeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, topasse ser o garoto propaganda da prefeitura no anúncio do aumento de velocidade das marginais. Isso por que Fittipaldi, na verdade, deveria se posicionar contra a "readequação" das velocidades, já que desde 2011 é um dos patronos da Federação Internacional do Automóvel (FIA) em uma campanha de segurança no trânsito que trás, entres as recomendações, a redução da velocidade nas vias pelo mundo - justamente o contrário que prega a iniciativa de Doria que topou anunciar.
Segundo a campanha, "uma redução de 5% da velocidade média diminuiria o número de acidentes fatais em 30%". Fittipaldi, inclusive, chegou a ter um encontro com a ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2012, para apresentar a iniciativa.
Na peça publicitária da prefeitura que começou a ser veiculada na última sexta-feira (20), no entanto, o ex-piloto se limita a dizer que as velocidades das marginais serão "readequadas" e pede para que motoristas não bebam ou falem ao celular enquanto dirigem.
A proposta de Doria é voltar atrás na política de redução implantada pelo ex-prefeito Fernando Haddad e subir as velocidades máximas de 70 para 90 km/h nas pistas expressas, de 60 para 70 km/h nas centrais e de 50 para 60 km/h nas locais. Apenas as faixas da direita das duas pistas locais teriam o limite mantido em 50 Km/h. As novas velocidades seriam implantadas na próxima quarta-feira (25), mas a mudança está interrompida após uma decisão da Justiça.
*Com informações do Bike é Legal