Na região urbana de Afuá, onde 11 mil pessoas vivem no noroeste da Ilha do Marajó, no Pará, reinam as bicicletas. Cercada pelos rios Cajuuna, Afuá e Marajozinho, a cidade se sustenta em palafitas que protegem as casas no período de cheias, mas que não suportam a circulação de veículos automotores. Somente bicicletas, e os famosos bicitaxis, têm permissão para percorrer as ruelas do município.
“Aqui, quando o casal está andando e escuta um assobio, pode sair da frente que a bicicleta vai passar”, explica Sarito Souza, inventor do bicitaxi. Uma celebridade na região: “Já veio a TV Globo, o Discovery, TV da Itália, do Japão. Eu fico feliz por Afuá ser reconhecida”.
Foto: Anderson Coelho
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Desde 1995, quando Sarito estreou seu bicitaxi, não há turista na cidade que não se aventure em um desses. Inicialmente montado para suprir as necessidades da família – Sarito gostava de andar com os filhos na garupa – o primeiro modelo tinha bancos acoplados, luz e som. Quando Sarito começou a cobrar para transportar terceiros, decidiu batizar o invento. “Eu não patenteei, não. E também não me importo que o pessoal faça cada um o seu modelo. É assim mesmo”.
Foto: Anderson Coelho
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A 254 km da capital Belém, Afuá recebe mais visitantes de Macapá, capital do Amapá, a pouco mais de 70 km da Veneza Marajoara. “Quem vem aqui tem que andar de bicitaxi, viemos pela propaganda”, contam Jose Maria e Ermenegilda Maria, dois macapaenses pela primeira vez na cidade. A época mais procurada por turistas é o mês de julho, quando acontece o Festival do Camarão, que chega a atrair público de 40 mil pessoas. São as bicitaxis que mantém o fluxo de curiosos no resto do ano.
“É ótimo porque vem muito turista, mas também é bom pra gente ”. Sarito lista as benesses de morar na única cidade do Brasil onde só bicicletas circulam: “faz bem pra saúde, não gasta combustível, não polui o meio ambiente e todo mundo pode comprar uma bicicleta. Nem todo mundo pode comprar um carro”.
Foto: Anderson Coelho
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A Prefeitura da cidade também se apropriou do meio de transporte. Policiais e bombeiros trabalham de bicicleta e o hospital tem uma bicilância. A vontade do Prefeito Eliudo Pinheiro é investir em sinalização “tanto horizontal como vertical e, claro, em educação no trânsito, tanto para condutores comuns como para os bicitaxi”. Tudo indica que a crise econômica, que tem diminuído repasses para o município, vai atrasar os planos do Prefeito. Nada que atrapalhe o silêncio e a agilidade das ruas de Afuá.
Foto: Anderson Coelho
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