Escrito en
BRASIL
el
A votação do Supremo que está em andamento e que vai definir se posse de drogas para consumo pessoal continuará sendo considerada crime é o assunto mais comentado no Twitter do Brasil e um dos mais comentados no Twitter mundial
Por Redação
A sessão desta quarta-feira (19) do Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou as redes sociais. Está em andamento, neste momento, a votação de um recurso extraordinário que pode vir a descriminalizar o porte de drogas para consumo pessoal no país. Atualmente, o consumo de drogas não é considerado crime, mas o seu porte é. Caso o réu - condenado a três anos por portar 3 gramas de maconha - ganhe a causa, a lei que tipifica o porte como crime será considerada inconstitucional, uma vez que, de acordo com a defesa, ela fere o princípio de liberdade individual.
Uma intensa campanha vem fazendo pressão para que os juízes decidam pela descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. No Twitter, a hashtag #DescriminalizaSTF está em primeiro lugar nos Trending Topics do Brasil e já é um dos assuntos mais comentados mundialmente na rede social.
Na sessão, juízes, advogados, ONG's e entidades apresentam argumentos contra e a favor da descriminalização. De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, além de decidir se é constitucional criminalizar o consumo de maconha, por exemplo, o julgamento poderá avançar na discussão sobre critérios objetivos para distinguir o que caracteriza tráfico e consumo.
Foto: Smoke Buddies