Escrito en
BRASIL
el
Políticas de viés proibicionista e repressivo estão sendo questionadas em diversos países do mundo, evidenciando a necessidade de se discutir o tema de forma racional
Por Redação
A edição 126 de Fórum, em bancas e em todas as lojas da Livraria Cultura (confira a lista aqui) traz um especial sobre política de drogas, buscando descortinar o tema e dar uma visão diferente daquela abordada pelos veículos tradicionais. Trata-se de um cenário em que as políticas de viés proibicionista e repressivo estão sendo questionadas em diversos países do mundo, evidenciando a necessidade de se discutir as drogas de forma racional.
Dentro do especial, você pode conferir reportagem sobre as internações, seriam elas o melhor método para tratar o problema da dependência? Para muitos especialistas, o foco de políticas públicas nesse tipo de tratamento pode colocar em risco avanços obtidos por meio da luta antimanicomial. Outras duas matérias abordam a relação entre a atual legislação sobre drogas e a criminalização da pobreza e a história do proibicionismo, que remonta à execução de políticas equivocadas como a Lei Seca nos EUA.
Em entrevista, o ex-secretário nacional de Justiça Pedro Abramovay conta que experiências recentes como a que está em fase de elaboração no Uruguai e as de estados norte-americanos como Colorado e Washington trazem novos elementos para a discussão. “Tem muita gente que não consegue pensar de outra maneira, que não consegue imaginar que é possível ter outro olhar sobre isso. Esse é um dos grandes problemas: o preconceito, que provoca o engessamento do debate público.”
Pedro Alexandre Sanches traz uma lista de músicas que falam, de forma explícita ou cifrada, sobre a temática das drogas e o Coletivo Desentorpecendo a Razão (DAR) explica seus objetivos e conta sua história, similar à de diversos coletivos autônomos e também antiproibicionistas que crescem em número e em importância.
Além do especial, Fórum traz também entrevistas com John Holloway e com o escritor, quadrinista e ilustrador Lourenço Mutarelli. Veja também reportagem sobre o racismo na infância, que propõe reflexões sobre o que faz com que uma criança se torne racista e que tipo de marcas a vítima de discriminação carrega pra o resto de sua vida.